FIO B? O QUE É ISTO?
Caros clientes e futuros clientes, sem dúvida, a Lei 14.300/2022, originada do PL 5829/2020, quando o Presidente Bolsonaro sancionou, ao regulamentar a GD (geração distribuída), trouxe, no seu bojo, muitos termos técnicos, não afeitos a muitos de nós, leigos. Há várias siglas. Num primeiro artigo sobre essa lei, abrimos justamente explicando o significado de cada sigla. Porém, é preciso que entendamos certos aspectos, a fim de que possamos entender algo da lei. Dessa forma, é preciso que olhemos - com olhar decifrador – a conta da energia elétrica que a concessionária nos envia. Ela é composta pela TE – Tarifa de Energia – que se refere ao consumo de energia do sistema de distribuição. Há a TUSD – Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – o adicional da famosa bandeira tarifária, a contribuição na iluminação pública, a subvenção tarifária (para as propriedades rurais) e outros.
Quando lemos a lei, deparamos com FIO B. E muita gente pergunta – que é esse FIO B? Dizem que o Fio B representa 28% da tarifa da conta de energia elétrica. Será Verdade? Bem, afinal, o que é o FIO B? Primeiramente, ele está inserido na tal de TUSD, por sinal, repleta de componentes tarifários, como explicou um engenheiro especialista. A TUSD FIO B se refere aos custos vinculados à utilização da infraestrutura da rede de distribuição da concessionária que serve à residência, ao comércio, às indústrias, às propriedades rurais. Claro, existe a TUSD FIO A – são custos vinculados à manutenção e operação das linhas de transmissão. Perceberam? Pagamos toda essa infraestrutura da concessionária.
Quando abordarmos o art. 27 da Lei 14.300, falaremos do escalonamento da cobrança da TUSD FIO B. E é esse valor do FIO B é um dos que, quem entrar com o projeto para instalação de energia solar, micro ou minigeração distribuída, até antes de 7 de janeiro de 2023, não pagará até 2045. Porém há uma inverdade – o FIO B não representa 28% da tarifação da conta de energia. Ele é um valor absoluto calculado anualmente pela concessionária que nos presta serviço de energia e com validação pela ANEEL. Seria um valor médio para parâmetro de análise de entidades do setor. Contudo, segundo o engenheiro que nos explicou, fundamental para valorar em unidades monetárias absolutas em real.
E, segundo esse engenheiro, o valor da TUSD FIO B sofre variações de concessionária para concessionária, visto que está atrelado à análise de adensamento populacional de cada uma das redes de concessão, que é calculado pela concessionária. Assim, unidades consumidoras e área de concessão têm muito a ver com barateamento da TUSD FIO B, porque, obviamente, volume maior de unidades consumidoras reduz o custo da TUSD FIO B, posto que seja rateado. Cremos que agora sabemos o que é FIO B!
E a BR4 ENERGIA está apta, capacitadíssima para atender seus clientes, tanto na instalação, quanto na manutenção de suas placas solares. Venha fazer um orçamento! Verá o quanto compensa a energia solar, porque vai baratear muito sua conta de energia. Duvida? Pergunte a quem já instalou!
0 comentários