Brasileiros Buscam Alternativas para Reduzir Conta de Luz em 2025
Um levantamento da plataforma de energia solar por assinatura, Bulbe, revelou que 80% dos brasileiros sentiram o impacto do aumento na conta de luz em 2024. O estudo, realizado com 500 entrevistados de diferentes regiões do país, buscou compreender o relacionamento dos consumidores com serviços essenciais e suas expectativas para 2025.
Os resultados mostram que o cenário financeiro continua desafiador: cerca de 50% dos entrevistados preveem novos aumentos nos custos desses serviços, especialmente na conta de energia. No ranking de maiores gastos domésticos, a eletricidade foi apontada como o segundo maior impacto no orçamento, ficando atrás apenas da alimentação. Aluguel e planos de saúde também foram citados como despesas significativas.
Diante dessa realidade, 60% dos entrevistados já consideram alternativas para economizar na conta de luz, sendo a energia solar uma das principais opções.
A pesquisa destacou que 87% dos brasileiros estariam dispostos a aderir a um plano de assinatura de energia solar em 2025. Entre os principais atrativos estão a redução imediata nos custos e a ausência de taxas iniciais para adesão.
“O ano de 2024 trouxe desafios financeiros significativos, com a volta da bandeira vermelha, o que aumentou a preocupação com os custos de energia elétrica. Isso fez com que muitos consumidores buscassem soluções para equilibrar o orçamento”, afirma André Mendonça, Diretor de Operações da Bulbe.
De acordo com Mendonça, a energia solar tem se destacado como uma alternativa economicamente viável e sustentável. “Foi a fonte de energia que mais cresceu no Brasil em 2024, segundo a ANEEL. Além de atender consumidores cada vez mais conscientes, proporciona alívio financeiro imediato, já que a adesão é gratuita e os descontos são garantidos”, explica.
0 comentários