VOCÊ SABIA?
A energia solar é a segunda maior fonte energética do Brasil, ficando atrás apenas da fonte hídrica e já ultrapassou a eólica. Segundo IEE/USP (grupo de pesquisa em governança energética), hoje já alcançamos cerca de um milhão e meio de sistemas instalados no Brasil, e cerca de 80% são residenciais para autoconsumo local. Há pessoas que não sabem ainda o que é energia solar fotovoltaica – a fonte de energia é o sol, cuja luz é captada pelas placas fotovoltaicas, também chamadas de painéis solares, e se transformam em eletricidade, e, segundo várias fontes de informação, estima-se que essa tecnologia diminui em até 95% o valor da conta de energia elétrica paga pelo consumidor.
Os painéis solares podem ser instalados em qualquer lugar – numa residência, não importando o tamanho; em uma grande ou pequena empresa, como supermercados, bancos, lojas comerciais etc. O número de painéis varia conforme o consumo de cada cliente. O cálculo é feito por meio da conta de energia elétrica da concessionária ou permissionária que presta serviço na cidade.
Quem instala? Empresas especializadas e responsáveis, com equipe treinada técnica e socialmente. Por isso, é imprescindível que o interessado pesquise sobre a experiência da empresa que contratar para a instalação. Principalmente que haja a garantia de que a empresa contratada atuará no mercado ao longo do tempo de vida dos painéis (estima-se 30 anos) e que, no contrato, conste manutenção e valores.
Perceba – instalar energia solar, por meio fotovoltaico, não é despesa – é investimento! Pago o investimento, sobrevém o melhor – não precisa mais pagar. Tudo é feito, porque o sistema de geração solar estará conectado à distribuidora de energia da cidade, calculado por intermédio de um relógio bidirecional que computará a energia que entra na residência ou no comércio e a que sai deles. Se se injeta mais energia do que se consome, vira créditos que serão acumulados e poderá ser consumidos por 5 anos!
Como comunicamos no último dia 6 de janeiro, encerrou-se o prazo para que consumidores interessados protocolassem o pedido de conexão do sistema fotovoltaico antes das mudanças de regras aprovadas pelo Congresso Nacional – a Lei 14.300/2022. Mas, e se pedir agora? Não valerá mais a pena? Claro que valerá, pois a economia é certa. No entanto, quem protocolou o projeto até 6 de janeiro ficou livre de taxação até 2045. Porém, quem protocolar agora, terá taxação gradual e escalonada sobre a energia injetada na rede elétrica. Conclusão – economia garantida!
Por isso, o consumidor interessado, optando pela instalação de painéis fotovoltaicos, poderá reduzir despesas com energia elétrica e, coletivamente, reduzir queima de combustíveis fósseis, evitar construção de barragens em nossos rios, redução da emissão de gases de efeito estufa etc.
A BR4 ENERGIA é empresa sólida que veio a esse mercado para ficar e dar assistência aos seus clientes. Pode pedir referências, converse com que já é nosso cliente e indague sobre o atendimento técnico e social. Além do mais garantimos nosso serviço e a manutenção. Venha fazer um orçamento conosco! Autor: Dr. Wilson Paganelli
0 comentários