CURIOSIDADES
A energia solar, como é sabido, é fonte energética renovável e limpa, posto que gere baixo impacto ambiental, motivo pelo qual é incentivada em muitos países. Mas, uma dúvida que surge nas pessoas – como funciona o sistema de energia solar no período noturno? Bem, claro, à noite não há sol. Logo, o sistema não funciona, não há produção de energia.
Outro fato que aguça a curiosidade – e se o sistema fotovoltaico, num dia de intenso sol, estiver gerando energia e o fornecimento de energia elétrica da rede de distribuição for interrompido por uma causa qualquer, o que acontece?
O sistema fotovoltaico também deixa de fornecer eletricidade para o consumo. Não obstante, hoje, existem soluções. Para que se mantenham os sistemas solares em atividade, há o sistema fotovoltaico híbrido, muito utilizado principalmente por grandes empresas. Trata-se da junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede – on-grid e sistemas isolados – off-grid.
Dessa forma, o consumidor com esse tipo de recurso terá 3 fontes de eletricidade: a rede de distribuição pública, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias, o que garante praticamente a autossuficiência energética.
Desse modo, seja à noite, ou em dias nublados ou chuvosos, o sistema de geração permite suprir a demanda de fornecimento de energia por meio das baterias.
Autor: Dr. Wilson Paganelli
0 comentários