PAGINACAO

Conta de luz terá reajuste acima da inflação em 2025, prevê ANEEL

Por BR4 Energia - agosto 12, 2025

Órgão estima alta média de 6,3% nas tarifas de energia elétrica neste ano

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, na segunda edição do boletim InfoTarifa, a projeção de que as tarifas de energia elétrica no país terão um aumento médio de 6,3% em 2025.

O percentual supera a expectativa de inflação para o período — estimada em 5,1% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e 1,3% pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Segundo a Agência, o principal fator para a revisão da previsão foi a atualização do orçamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que ficou R$ 8,6 bilhões acima do valor estimado anteriormente.

Lançado em abril deste ano, o InfoTarifa é publicado a cada três meses e traz informações sobre a variação das tarifas, detalha a composição dos custos e aponta elementos externos — como encargos do setor elétrico — que interferem nos cálculos da Agência.

O boletim completo pode ser consultado na biblioteca da ANEEL ou nas áreas de conteúdo do portal oficial.

Aumento histórico no preço da energia elétrica
O reajuste acima da inflação projetado para 2025 segue uma tendência observada nos últimos anos. Levantamento da Abraceel (Associação dos Comercializadores de Energia Elétrica), divulgado em junho, mostra que entre 2010 e 2024 a tarifa de energia no mercado regulado subiu 177%, enquanto a inflação medida pelo IPCA no mesmo período foi de 122%.

Isso significa que a conta de luz avançou 45% acima da inflação acumulada. A pesquisa também analisou dados desde 2003, revelando que, nesse intervalo, a tarifa residencial aumentou 269%, contra um avanço de 218% do IPCA, segundo reportagem publicada pelo Canal Solar.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

0 comentários

Mais visitadas