PAGINACAO

Relatório Anual Mostra Aquecimento Global em Trajetória Preocupante

Por BR4 Energia - janeiro 10, 2025

     A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou seu relatório anual, revelando que, embora as energias renováveis estejam crescendo rapidamente, o aquecimento global ainda segue em uma trajetória preocupante. A temperatura média do planeta deve subir 2,4°C, ultrapassando a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris. A demanda por combustíveis fósseis, especialmente carvão, gás e petróleo, deve atingir seu pico antes do final desta década, o que intensificará o aquecimento global até a transição para fontes mais limpas.

    “Em muitas partes do mundo, os eventos climáticos extremos, intensificados por décadas de emissões elevadas, já estão colocando desafios profundos para a operação segura e confiável dos sistemas energéticos, incluindo ondas de calor cada vez mais severas, secas, inundações e tempestades”, aponta o estudo apresentado pela AIE.

    Apesar do crescimento das energias renováveis, com mais de 560 GW adicionados em 2023, a redução das emissões de gases do efeito estufa não está avançando com a rapidez necessária. A AIE destacou que as fontes de energia com baixas emissões deverão gerar mais da metade da eletricidade mundial até 2030, mas que a integração eficiente dessas fontes aos sistemas elétricos ainda enfrenta desafios significativos, como incertezas políticas e custos elevados de financiamento, especialmente em países em desenvolvimento.

    A China, por exemplo, foi responsável por 60% da nova capacidade instalada de energias renováveis em 2023, e sua geração de energia solar deve superar a demanda dos EUA na próxima década. Porém, o uso crescente de aparelhos de ar-condicionado, impulsionado pelo aumento das temperaturas e a melhoria da renda em países em desenvolvimento, representa uma grande ameaça para as redes elétricas, especialmente nas regiões mais quentes do planeta.



  • Compartilhe:

Você também pode gostar

0 comentários

Mais visitadas